dc.contributor.author |
Braga-Pinto, César |
|
dc.date.accessioned |
2021-07-12T23:43:27Z |
|
dc.date.available |
2021-07-12T23:43:27Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
Braga-Pinto, César. As Amizades Heteróclitas de Nestor Vítor (Cruz e Sousa e Lima Barreto). Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 4, n. 4, p.23-60, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
24483532 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/17086 |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade nacional |
pt_BR |
dc.subject |
Amizade |
pt_BR |
dc.subject |
Simpatia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Mestiçagem |
pt_BR |
dc.title |
As Amizades Heteróclitas de Nestor Vítor (Cruz e Sousa e Lima Barreto) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nestor Vítor é conhecido sobretudo como crítico oficial do movimento simbolista brasileiro, mas seus textos abordam uma série de questões que permanecem relevantes para toda a história cultural do século XX e mesmo depois. Abordando a literatura com um método baseado no que chama de “simpatia”, ele é também autor de ficção, poesia, narrativa de viagem e de um importante tratado sobre a amizade chamado O elogio do amigo. Este artigo pretende discutir os significados da simpatia e da amizade na compreensão da literatura e da sociedade brasileiras por parte de Nestor Vítor, levando em consideração especial sua relação próxima e intensa com o escritor afro-brasileiro Cruz e Sousa. Discuto, em primeiro lugar, seu diálogo com o poeta negro no contexto do espiritualismo e do cosmopolitismo eurocêntrico da virada do século; depois, examino como, em torno da década de 1920, o imperativo nacionalista de resolver os conflitos inerentes à diversidade racial, social e regional da nação brasileira o levou a voltar sua atenção para os significados da mestiçagem e do regionalismo, e se sua versão da solidariedade e da integração social o levou ou não a adotar uma versão estreita, abstrata e homogeneizadora da identidade nacional. |
pt_BR |