Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Braga-Pinto, César | |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T23:43:27Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T23:43:27Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | Braga-Pinto, César. As Amizades Heteróclitas de Nestor Vítor (Cruz e Sousa e Lima Barreto). Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 4, n. 4, p.23-60, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/17086 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 | pt_BR |
dc.subject | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject | Amizade | pt_BR |
dc.subject | Simpatia | pt_BR |
dc.subject | Literatura e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Mestiçagem | pt_BR |
dc.title | As Amizades Heteróclitas de Nestor Vítor (Cruz e Sousa e Lima Barreto) | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Nestor Vítor é conhecido sobretudo como crítico oficial do movimento simbolista brasileiro, mas seus textos abordam uma série de questões que permanecem relevantes para toda a história cultural do século XX e mesmo depois. Abordando a literatura com um método baseado no que chama de “simpatia”, ele é também autor de ficção, poesia, narrativa de viagem e de um importante tratado sobre a amizade chamado O elogio do amigo. Este artigo pretende discutir os significados da simpatia e da amizade na compreensão da literatura e da sociedade brasileiras por parte de Nestor Vítor, levando em consideração especial sua relação próxima e intensa com o escritor afro-brasileiro Cruz e Sousa. Discuto, em primeiro lugar, seu diálogo com o poeta negro no contexto do espiritualismo e do cosmopolitismo eurocêntrico da virada do século; depois, examino como, em torno da década de 1920, o imperativo nacionalista de resolver os conflitos inerentes à diversidade racial, social e regional da nação brasileira o levou a voltar sua atenção para os significados da mestiçagem e do regionalismo, e se sua versão da solidariedade e da integração social o levou ou não a adotar uma versão estreita, abstrata e homogeneizadora da identidade nacional. | pt_BR |