Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

As Amizades Heteróclitas de Nestor Vítor (Cruz e Sousa e Lima Barreto)

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dc.contributor.author Braga-Pinto, César
dc.date.accessioned 2021-07-12T23:43:27Z
dc.date.available 2021-07-12T23:43:27Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation Braga-Pinto, César. As Amizades Heteróclitas de Nestor Vítor (Cruz e Sousa e Lima Barreto). Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 4, n. 4, p.23-60, 2010. pt_BR
dc.identifier.issn 24483532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/17086
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 pt_BR
dc.subject Identidade nacional pt_BR
dc.subject Amizade pt_BR
dc.subject Simpatia pt_BR
dc.subject Literatura e sociedade pt_BR
dc.subject Mestiçagem pt_BR
dc.title As Amizades Heteróclitas de Nestor Vítor (Cruz e Sousa e Lima Barreto) pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Nestor Vítor é conhecido sobretudo como crítico oficial do movimento simbolista brasileiro, mas seus textos abordam uma série de questões que permanecem relevantes para toda a história cultural do século XX e mesmo depois. Abordando a literatura com um método baseado no que chama de “simpatia”, ele é também autor de ficção, poesia, narrativa de viagem e de um importante tratado sobre a amizade chamado O elogio do amigo. Este artigo pretende discutir os significados da simpatia e da amizade na compreensão da literatura e da sociedade brasileiras por parte de Nestor Vítor, levando em consideração especial sua relação próxima e intensa com o escritor afro-brasileiro Cruz e Sousa. Discuto, em primeiro lugar, seu diálogo com o poeta negro no contexto do espiritualismo e do cosmopolitismo eurocêntrico da virada do século; depois, examino como, em torno da década de 1920, o imperativo nacionalista de resolver os conflitos inerentes à diversidade racial, social e regional da nação brasileira o levou a voltar sua atenção para os significados da mestiçagem e do regionalismo, e se sua versão da solidariedade e da integração social o levou ou não a adotar uma versão estreita, abstrata e homogeneizadora da identidade nacional. pt_BR


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