Show simple item record

dc.contributor.author Chartier, Roger
dc.date.accessioned 2021-07-15T20:50:05Z
dc.date.available 2021-07-15T20:50:05Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation Chartier, Roger. A mão do autor: arquivos literários, crítica e edição. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 3, n. 3, p.7-22, 2009 pt_BR
dc.identifier.issn 24483532
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/17113
dc.description Este texto foi originalmente apresentado como conferência de abertura [keynote lecture] no seminário Vidas Póstumas: Arquivos Literários no Século XXI, que teve lugar na University of Pennsylvania, de 19 a 21 de março de 2009. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 pt_BR
dc.subject Arquivos literários pt_BR
dc.subject Autor pt_BR
dc.subject Manuscritos autógrafos pt_BR
dc.subject Europa pt_BR
dc.subject Idade moderna pt_BR
dc.title A mão do autor: arquivos literários, crítica e edição pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Perguntando-se por que o Deutsches Literaturarchiv Marbach estabeleceu a data de 1750 como o ponto inicial para a sua coleção de documentos, este artigo analisa como e por quê chegaram a nós os manuscritos autógrafos existentes de autores europeus modernos; e que mudanças nas categorias filosóficas, estéticas e jurídicas definiram, em meados do Setecentos, um novo regime para a composição, publicação e apropriação de textos. A partir de mudanças no direito de autor e, mais amplamente, na própria categoria de autor, os manuscritos autógrafos passaram a ser valorizados como garantia da autenticidade de uma criação única e original. Desde então, os arquivos literários proliferaram, com efeitos amplos sobre as práticas editoriais e a crítica literária. pt_BR
dc.contributor.tradutor Lopes, Antonio Herculano


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account