dc.contributor.author |
Lopes, Antonio Herculano |
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dc.date.accessioned |
2021-07-17T22:30:48Z |
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dc.date.available |
2021-07-17T22:30:48Z |
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dc.date.issued |
2009 |
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dc.identifier.citation |
LOPES, Antonio Herculano. Em busca de Tomás Lopes: memória, história e sensibilidade. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 3, n. 3, p.131-160, 2009 |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
24483532 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/17122 |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2009 |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Belle Époque |
pt_BR |
dc.subject |
Rio de Janeiro |
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dc.subject |
Sensibilidades |
pt_BR |
dc.subject |
Modernidade |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.title |
Em busca de Tomás Lopes: memória, história e sensibilidade |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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dc.description.abstract |
A partir de uma foto retirada de álbum de família de Tomás Lopes (1879-1913), diplomata e escritor cearense, procuro recuperar elementos da sensibilidade de uma época que marcou uma geração de escritores e artistas brasileiros, cujas obras por muito tempo ficaram esquecidas por crítica e público, tachadas de “passadistas” pelo grupo da Semana de Arte Moderna de 1922. Concentro minha análise em algumas obras desse autor, que, com sua forma particular de vivenciar a chamada Belle Époque, se identificava e ao mesmo tempo se distanciava da intelectualidade boêmia atuante no cenário cultural carioca da virada do século XIX para o XX. Morto aos 33 anos de tuberculose num sanatório em Davos, na Suíça, Tomás Lopes encarnou, na arte e na vida, o sentimento do fim de uma época. |
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