Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Velloso, Monica Pimenta | |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T00:31:59Z | |
dc.date.available | 2021-07-20T00:31:59Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | VELLOSO, Monica Pimenta. Narrativas da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 2, n. 2, p.155-182, 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/17154 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2008 | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Brasilidade | pt_BR |
dc.subject | Maxixe | pt_BR |
dc.title | Narrativas da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensaio integra um conjunto de reflexões por intermédio das quais venho analisando a constituição de uma sensibilidade modernista, com base na invenção de um corpo brasileiro. No início do século XX, a temática de uma “dança nacional” desencadeia discussão apaixonada, revelando-se o papel estratégico da cultura sensível como um dos referenciais organizadores da vida social. O maxixe inspira crônicas literárias, caricaturas, conferências, favorecendo também o surgimento de novos vocábulos e gírias. Na imprensa, um fato contribuiria para dar dimensão inusitada à dança. Em 1913, um casal de brasileiros apresenta, em Paris, no Teatro Olympia, o maxixe. O acontecimento ganha projeção internacional, mobilizando jornalistas, políticos, autoridades civis, eclesiásticas e militares, atraindo, também, a atenção de diplomatas, artistas e intelectuais. A que aludir tal impacto? Afinal de contas, por que o acontecimento desencadearia tamanha repercussão? | pt_BR |