Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Madeira, Carlos Eduardo Louzada | |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T17:23:10Z | |
dc.date.available | 2021-09-06T17:23:10Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18008 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 | pt_BR |
dc.subject | José Saramago | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernismo | pt_BR |
dc.subject | Metaficção historiográfica | pt_BR |
dc.subject | Verdade | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Entre a literatura e a história: a narrativa pós-moderna em José Saramago | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | A análise que aqui se propõe está concentrada no romance História do cerco de Lisboa (1989), de José Saramago. Partindo da teorização desenvolvida por Linda Hutcheon na sua Poética do pós-modernismo (1987), o presente trabalho está interessado nas estratégias utilizadas pelo escritor para relacionar a história com a literatura, detectando na obra citada os enlaces que se dão entre uma verdade dita objetiva, científica, e outra que em geral se entende como sendo primordialmente subjetiva, restrita ao domínio das artes. O livro de Saramago é rico e provocador, pertencendo a um período histórico-cultural que se habituou a contestar a fixidez de conceitos e que se nega a simplesmente avalizar e reeditar ideias e estruturas preconcebidas. | pt_BR |