Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Monteiro, Daniel Lago | |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T17:32:04Z | |
dc.date.available | 2021-09-06T17:32:04Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18010 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 | pt_BR |
dc.subject | Erich Auerbach | pt_BR |
dc.subject | William Shakespeare | pt_BR |
dc.subject | Estilística | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.title | Mistura de estilos e criação na crítica auerbachiana de Shakespeare em : O príncipe cansado | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo pretendemos, num primeiro momento, apresentar uma caracterização e um panorama histórico da mistura de estilos a partir de um de seus momentos cruciais: o teatro de William Shakespeare, tal qual analisado por Erich Auerbach em “O príncipe cansado”. Em seguida, faremos uma breve discussão sobre a crítica auerbachiana, tomando ela mesma como criação literária e tributária da mistura estilística ao opor e reunir simultaneamente alguns aspectos centrais de dois veios da literatura ocidental: o judaico-cristão e o clássico. Entre eles: a imitação, o perspectivismo histórico, a narrativa em primeiro plano, o sentido oculto e, somado ao aspecto histórico-rememorativo, o artístico inventivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | At first, this paper aims to present some aspects and a historical prospect of the mixture of styles from one of its most crucial moments: William Shakespeare’s theater, according to Erich Auerbach’s criticism in “The weary prince”. Subsequently, we shall present a brief discussion on Auerbach’s criticism, seen as literary creation and a result of the stylistic mixture, as it opposes and combines, simultaneously, some main aspects from both branches of western literature, Judeo-Christian and classicism: imitation, historical perceptiveness, one surface narrative and hidden sense. Besides that, his criticism combines the historical- reminiscent aspect with the artistic inventiveness. | |
dc.subject.en | Erich Auerbach | |
dc.subject.en | William Shakespeare | |
dc.subject.en | Stylistic | |
dc.subject.en | Criticism | |
dc.subject.en | Creation |