Neste artigo pretendemos, num primeiro momento, apresentar uma caracterização e um panorama histórico da mistura de estilos a partir de um de seus momentos cruciais: o teatro de William Shakespeare, tal qual analisado por Erich Auerbach em “O príncipe cansado”. Em seguida, faremos uma breve discussão sobre a crítica auerbachiana, tomando ela mesma como criação literária e tributária da mistura estilística ao opor e reunir simultaneamente alguns aspectos centrais de dois veios da literatura ocidental: o judaico-cristão e o clássico. Entre eles: a imitação, o perspectivismo histórico, a narrativa em primeiro plano, o sentido oculto e, somado ao aspecto histórico-rememorativo, o artístico inventivo.
At first, this paper aims to present some aspects and a historical prospect of the mixture of styles from one of its most crucial moments: William Shakespeare’s theater, according to Erich Auerbach’s criticism in “The weary prince”. Subsequently, we shall present a brief discussion on Auerbach’s criticism, seen as literary creation and a result of the stylistic mixture, as it opposes and combines, simultaneously, some main aspects from both branches of western literature, Judeo-Christian and classicism: imitation, historical perceptiveness, one surface narrative and hidden sense. Besides that, his criticism combines the historical- reminiscent aspect with the artistic inventiveness.