Abstract:
Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX Cláudia de Oliveira Este artigo discute o contexto de formação da principal coleção de artes que compõe o atual Museu de Artes da Bahia, a coleção Jonathas Abbott, tomando como fonte de pesquisa um relato autobiográfico: o diário de viagem do autor à Europa, entre 1830 e 1832. Esta análise propõe uma reflexão sobre a construção da individualidade do colecionador Jonathas Abbott, entre 1816 e 1868, período que corresponde à sua trajetória de vida no Brasil, buscando compreender a essência estética da coleção e a natureza do gosto de Abbott. Nossa hipótese é que a construção da individualidade de Abbott, a formação de seu gosto e a natureza estética de sua coleção foram elementos conformadores do espírito da Galeria Abbott, que, portanto, expressa uma intenção tanto subjetiva como objetiva, um projeto de vida. A formação da coleção se relaciona à construção da própria individualidade de Abbott: jovem que chega à Bahia como um imigrante pobre e passa, através de um investimento em seu capital cultural e econômico, a ocupar um lugar social de destaque na sociedade baiana da segunda metade do século XIX.