dc.contributor.author |
Oliveira, Cláudia de |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-12T00:41:56Z |
|
dc.date.available |
2021-09-12T00:41:56Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Cláudia de. Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 7, n. 7, p.159-176, 2013 |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
24483532 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18013 |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Colecionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Mecenato |
pt_BR |
dc.subject |
Bahia |
pt_BR |
dc.subject |
Século XIX |
pt_BR |
dc.title |
Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX Cláudia de Oliveira Este artigo discute o contexto de formação da principal coleção de artes que compõe o atual Museu de Artes da Bahia, a coleção Jonathas Abbott, tomando como fonte de pesquisa um relato autobiográfico: o diário de viagem do autor à Europa, entre 1830 e 1832. Esta análise propõe uma reflexão sobre a construção da individualidade do colecionador Jonathas Abbott, entre 1816 e 1868, período que corresponde à sua trajetória de vida no Brasil, buscando compreender a essência estética da coleção e a natureza do gosto de Abbott. Nossa hipótese é que a construção da individualidade de Abbott, a formação de seu gosto e a natureza estética de sua coleção foram elementos conformadores do espírito da Galeria Abbott, que, portanto, expressa uma intenção tanto subjetiva como objetiva, um projeto de vida. A formação da coleção se relaciona à construção da própria individualidade de Abbott: jovem que chega à Bahia como um imigrante pobre e passa, através de um investimento em seu capital cultural e econômico, a ocupar um lugar social de destaque na sociedade baiana da segunda metade do século XIX. |
pt_BR |