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dc.contributor.author | Oliveira, Cláudia de | |
dc.date.accessioned | 2021-09-12T00:41:56Z | |
dc.date.available | 2021-09-12T00:41:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cláudia de. Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 7, n. 7, p.159-176, 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18013 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Colecionismo | pt_BR |
dc.subject | Mecenato | pt_BR |
dc.subject | Bahia | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.title | Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | Jonathas Abbott: arte, mecenato e colecionismo na Bahia no século XIX Cláudia de Oliveira Este artigo discute o contexto de formação da principal coleção de artes que compõe o atual Museu de Artes da Bahia, a coleção Jonathas Abbott, tomando como fonte de pesquisa um relato autobiográfico: o diário de viagem do autor à Europa, entre 1830 e 1832. Esta análise propõe uma reflexão sobre a construção da individualidade do colecionador Jonathas Abbott, entre 1816 e 1868, período que corresponde à sua trajetória de vida no Brasil, buscando compreender a essência estética da coleção e a natureza do gosto de Abbott. Nossa hipótese é que a construção da individualidade de Abbott, a formação de seu gosto e a natureza estética de sua coleção foram elementos conformadores do espírito da Galeria Abbott, que, portanto, expressa uma intenção tanto subjetiva como objetiva, um projeto de vida. A formação da coleção se relaciona à construção da própria individualidade de Abbott: jovem que chega à Bahia como um imigrante pobre e passa, através de um investimento em seu capital cultural e econômico, a ocupar um lugar social de destaque na sociedade baiana da segunda metade do século XIX. | pt_BR |