dc.contributor.author |
Chagastelles, Gianne Maria Montedônio |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-13T17:56:56Z |
|
dc.date.available |
2021-09-13T17:56:56Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
CHAGASTELLES, Gianne Maria Montedônio. Chovem galinhas na praia de Copacabana: entre monumentalidade e transgressão nos arranha-céus do Rio de Janeiro, no entreguerras. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 7, n. 7, p.249-283, 2013 |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
24483532 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18017 |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 |
pt_BR |
dc.subject |
Apropriação |
pt_BR |
dc.subject |
Representação |
pt_BR |
dc.subject |
Monumentalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Antimonumentalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Arranha-céu |
pt_BR |
dc.subject |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title |
Chovem galinhas na praia de Copacabana: entre monumentalidade e transgressão nos arranha-céus do Rio de Janeiro, no entreguerras |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa visa investigar as práticas, complexas, múltiplas dos arranha-céus cariocas, através das representações sobre as transformações da cidade, no entreguerras. Discuto as novas formas de moradia, sociabilidade e controle do espaço decorrentes da instauração dessa arquitetura vertical. Mediante a seleção e a interpretação dessas representações é possível reconhecer a cidade, sobretudo o bairro de Copacabana, em seus múltiplose dinâmicos significados históricos. Isso ocorre tanto em relação ao uso monumentalizante da arquitetura que coroou os arranha-céus enquanto marco da modernidade, quanto aos modos de uso antimonumentalizantes dos usuários dessa arquitetura, que em alguns casos criavam galinhas, marrecos, veado e jegue na cobertura desses novos edifícios de concreto armado. |
pt_BR |