Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Chagastelles, Gianne Maria Montedônio | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T17:56:56Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T17:56:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | CHAGASTELLES, Gianne Maria Montedônio. Chovem galinhas na praia de Copacabana: entre monumentalidade e transgressão nos arranha-céus do Rio de Janeiro, no entreguerras. Escritos: revista da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, ano 7, n. 7, p.249-283, 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24483532 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18017 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2013 | pt_BR |
dc.subject | Apropriação | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Monumentalidade | pt_BR |
dc.subject | Antimonumentalidade | pt_BR |
dc.subject | Arranha-céu | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Chovem galinhas na praia de Copacabana: entre monumentalidade e transgressão nos arranha-céus do Rio de Janeiro, no entreguerras | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa investigar as práticas, complexas, múltiplas dos arranha-céus cariocas, através das representações sobre as transformações da cidade, no entreguerras. Discuto as novas formas de moradia, sociabilidade e controle do espaço decorrentes da instauração dessa arquitetura vertical. Mediante a seleção e a interpretação dessas representações é possível reconhecer a cidade, sobretudo o bairro de Copacabana, em seus múltiplose dinâmicos significados históricos. Isso ocorre tanto em relação ao uso monumentalizante da arquitetura que coroou os arranha-céus enquanto marco da modernidade, quanto aos modos de uso antimonumentalizantes dos usuários dessa arquitetura, que em alguns casos criavam galinhas, marrecos, veado e jegue na cobertura desses novos edifícios de concreto armado. | pt_BR |