Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.orientador | Sayão, Luis Fernando | |
dc.contributor.author | Mesquita, Carina Tomaz | |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T14:35:27Z | |
dc.date.available | 2023-07-10T14:35:27Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Mesquita, carina Tomaz | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18112 | |
dc.description.resumo | The present text seeks to discuss the possible digital curation procedures suitable to the Circo Voador Collection and the possibilities of reuse of the objects that compose it, in the form of new informational products aimed at public access to the collection. The object of study in this research is the Circo Voador Collection, an important cultural collection in Rio de Janeiro, which holds a large part of the cultural memory of the 1980s and 1990s. Being an audiovisual collection composed mostly of digitally born materials, it aimed to initiate the research based on the design of concepts of a digital object, digital curation, and reuse. The methodological actions applied in this research were straight linked to the objectives. It sought to carry out a specific bibliographic survey about the researched institution and related to the concepts of curation and reuse. Subsequently, the research received the addition of interviews with members of the Circo Voador’s team, in which they discussed the importance of the collection and its origin. It was also used as a methodological procedure for the mapping of curatorship practices of online collections, and it was possible to analyze digital successful experiences. Two cultural institutions were selected and from the investigation of their reuse actions, it was possible to draw a range with varied options of how the concept can be applied in similar ways to the Circo Voador Collection, taking into account financial and methodological issues. At the end of the research, it was possible to conclude the need to bring to the reality of institutions with collections such as Circo Voador the practices of the institutions presented but understanding that the applicability of these practices is not always conceivable due to the lack of financial resources. Therefore, proposals for institutional partnerships and more financially feasible options are suggested, always emphasizing the need to maintain actions that assure the access and dissemination of digital cultural collections. | en |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Curadoria digital | pt_BR |
dc.subject | Reuso de acervo cultural digital | pt_BR |
dc.subject | Instituições culturais | pt_BR |
dc.subject | Circo Voador - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Todos os caminhos levam ao Circo: a curadoria digital e possibilidades de reuso no Acervo Circo Voador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.coorientador | Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada da Mattos | |
dc.contributor.banca | Sayão, Luis Fernando (orientador) | |
dc.contributor.banca | Rangel, Aparecida Marina de Souza (FCRB) | |
dc.contributor.banca | Oliveira, Maria Amália Silva Alves de (UNIRIO) | |
dc.degree.instituicao | Fundação Casa de Rui Barbosa | |
dc.degree.level | Mestre em memória e acervos | |
dc.degree.local | Rio de Janeiro | |
dc.description.abstract | O presente texto busca discutir a as possíveis medidas de curadoria digital aplicáveis ao Acervo Circo Voador e as possibilidades de reuso dos objetos que o constituem, na forma de novos produtos informacionais voltados para o acesso público ao acervo. O objeto de estudo é o Acervo Circo Voador, importante acervo cultural do Rio de Janeiro, detentor de grande parte da memória cultural carioca das décadas de 1980 e 1990. Sendo um acervo audiovisual composto majoritariamente por materiais nato-digitais, buscou-se iniciar a pesquisa a partir do delineamento dos conceitos de objeto digital, curadoria digital e reuso. As ações metodológicas aplicadas na pesquisa estiveram diretamente interligadas aos objetivos. Um levantamento bibliográfico específico a respeito da instituição pesquisada e dos conceitos de curadoria e reuso foi organizado. Posteriormente, a pesquisa recebeu o acréscimo de entrevistas de membros da equipe do Circo Voador, em que debatiam a importância do acervo e a sua origem. Utilizou-se também como procedimento metodológico o levantamento das práticas de curadoria digital de acervos on-line e foi possível realizar a análise de experiências exitosas no reuso de acervos em meio digital. Duas instituições culturais foram selecionadas e a partir da investigação de suas ações de reuso, foi possível traçar um leque com opções variadas de como o conceito pode ser aplicado de maneiras semelhantes ao Acervo Circo Voador, levando-se em consideração questões financeiras e metodológicas. Ao finalizar a pesquisa, foi possível concluir a necessidade de trazer à realidade de instituições com acervos como o do Circo Voador as práticas das instituições apresentadas, mas compreendendo que nem sempre a aplicabilidade dessas práticas é plausível, devido à falta de recursos financeiros. Assim, são sugeridas propostas para parcerias institucionais e opções mais financeiramente factíveis, sempre salientando a necessidade de manter ações que assegurem o acesso e a difusão das coleções culturais digitais. | pt_BR |
dc.degree.programa | Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos |