Resumo:
O presente texto busca discutir a as possíveis medidas de curadoria digital aplicáveis
ao Acervo Circo Voador e as possibilidades de reuso dos objetos que o constituem, na forma
de novos produtos informacionais voltados para o acesso público ao acervo. O objeto de
estudo é o Acervo Circo Voador, importante acervo cultural do Rio de Janeiro, detentor de
grande parte da memória cultural carioca das décadas de 1980 e 1990. Sendo um acervo
audiovisual composto majoritariamente por materiais nato-digitais, buscou-se iniciar a
pesquisa a partir do delineamento dos conceitos de objeto digital, curadoria digital e reuso. As
ações metodológicas aplicadas na pesquisa estiveram diretamente interligadas aos objetivos.
Um levantamento bibliográfico específico a respeito da instituição pesquisada e dos conceitos
de curadoria e reuso foi organizado. Posteriormente, a pesquisa recebeu o acréscimo de
entrevistas de membros da equipe do Circo Voador, em que debatiam a importância do acervo
e a sua origem. Utilizou-se também como procedimento metodológico o levantamento das
práticas de curadoria digital de acervos on-line e foi possível realizar a análise de experiências
exitosas no reuso de acervos em meio digital. Duas instituições culturais foram selecionadas e
a partir da investigação de suas ações de reuso, foi possível traçar um leque com opções
variadas de como o conceito pode ser aplicado de maneiras semelhantes ao Acervo Circo
Voador, levando-se em consideração questões financeiras e metodológicas. Ao finalizar a
pesquisa, foi possível concluir a necessidade de trazer à realidade de instituições com acervos
como o do Circo Voador as práticas das instituições apresentadas, mas compreendendo que
nem sempre a aplicabilidade dessas práticas é plausível, devido à falta de recursos financeiros.
Assim, são sugeridas propostas para parcerias institucionais e opções mais financeiramente
factíveis, sempre salientando a necessidade de manter ações que assegurem o acesso e a
difusão das coleções culturais digitais.