Resumo:
O artigo examina a inserção do Letramento Informacional nos currículos de bacharelado de Biblioteconomia no Brasil. Analisa componentes curriculares e projetos pedagógicos de cursos de Biblioteconomia oferecidos em instituições federais do Brasil selecionados, coletados em seus websites institucionais, por meioda metodologia de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo justifica-se pelo debate da formação atual do bibliotecário e dos aspectos concernentes a seu papel na dimensão didático-pedagógica nas instituições onde se insere.Apresenta enfoque na mediação como atividade central pela qual se efetiva o Letramento Informacional. Reafirma os processos de administração e gestão bibliotecária como predeterminantes nas ações de Letramento Informacional. Verifica que o termo Letramento Informacional surge apenas uma vez nos currículos de formação do bibliotecário analisados. Paralela a isso está a pertinência da temática do desenvolvimento das competências informacionais tanto na formação dos egressos quanto em sua relação com os usuários de informação.
Descrição:
Resumo em inglês: The article summarizes the research carried out on the insertion of Information Literacy in the curricula of bachelor of Librarianship in Brazil. It analyzes curricular components and pedagogical projects of librarianship courses offered in federal institutions of Brazil selected, collected in their institutional websites, through the methodology of Content Analysis (Bardin, 1977). The study is justified by the debate of the current formation of the librarian and aspects concerning its role in the didactic-pedagogical dimension in the institutions where it is inserted. It focuses on mediation as the central activity through which Information Literacy is effective. It reaffirms the thought of library administration and management processes as predetermines inthe actions of Information Literacy. It is noticed that the term Information Literacy comes up only once in the curricula of formation of the librarian analyzed. In parallel to this, there is pertinence of the thematic of the development of the informational competences both in the formation of the graduates and in their relation with the users of information.