Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Telo, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho | |
dc.contributor.author | Costa, Rita | |
dc.contributor.author | Dias, César | |
dc.contributor.author | Telles, António Ribeiro | |
dc.contributor.author | Costa, Ana Andrade | |
dc.contributor.author | Costa, João Pedro | |
dc.contributor.author | Silva, Heitor | |
dc.contributor.author | Yi, Yang | |
dc.contributor.author | Brandão, Vítor | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Marta | |
dc.contributor.author | Martins, Francisca | |
dc.contributor.author | Almeida, Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2023-12-30T19:00:34Z | |
dc.date.available | 2023-12-30T19:00:34Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | TELO, Paula Alexandra Ochôa de Carvalho; COSTA, Rita; DIAS, César; TELLES, António Ribeiro; COSTA, Ana Andrade; COSTA, João Pedro; SILVA, Heitor; YI, Yang; BRANDÃO, Vítor; ALMEIDA, Ana Marta; MARTINS, Francisca; ALMEIDA, Cláudia. Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19: um estudo de caso sobre património documental. Memória e Informação, v. 4, n. 1, p. 1-16, 10 set. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-7095 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18254 | |
dc.description.sponsorship | Doutora em Documentação (Universidade de Acalá, Espanha), coordenadora do Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal), investigadora integrada CHAM-Centro de Humanidades. E mail: paulatelo@fcsh.unl.pt / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: lapr.costa@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: cesar.mdias1845@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: antoniortcosta@hotmail.com / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: a40970@campus.fcsh.unl.pt / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: joaopedrocosta95@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: heitorpenedrosilva@gmail.com / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: gongruonamu42@gmail.com / Aluno do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: vitor.brandao@sapo.pt / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: anareisalmeida@gmail.com / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: a2019118377@campus.fcsh.unl.pt / Aluna do curso de Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (Portugal). E mail: almeida.claudia6@gmail.com | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Património Documental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por projeto | pt_BR |
dc.subject | Arquivos pessoais | pt_BR |
dc.subject | Historiadores | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19: um estudo de caso sobre património documental | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning experiences by project in times of COVID 19 -a case study on documentary heritage | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | No âmbito das alterações causadas pela pandemia COVID 19, apresenta-se o caso de aprendizagem por projeto desenvolvido na unidade curricular de Património Documental do Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março-maio 2020).Tendo como objetivo participar no debate atual em torno da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho no Ensino Superior, são apresentadas as estratégias pedagógicas implementadas: roteiro de aprendizagem, metodologia desenvolvida, recursos e análise de resultados. Foram abordados dois temas chave: (1) a seleção e avaliação do valor patrimonial de um conjunto de documentação pessoal e (2) as várias abordagens possíveis ao longo dessa avaliação, nas quais se incluiu a problemática dos arquivos pessoais, científicos, autobiográficos, o comportamento informacional dos historiadores, a sua relação com os recursos informativos na web – webarchives e Europeana, as novas formas de publicar em Ciência Aberta; as perspectivas do doador da coleção e do arquivista e as questões ligadas a coleções patrimoniais, desde as efémeras até à convergência digital de coleções de arquivos, bibliotecas e museus. | pt_BR |