Resumo:
No âmbito das alterações causadas pela pandemia COVID 19, apresenta-se o caso de aprendizagem por projeto desenvolvido na unidade curricular de Património Documental do
Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março-maio 2020).Tendo como objetivo participar no debate atual em torno da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho no Ensino Superior, são apresentadas as estratégias pedagógicas implementadas: roteiro de aprendizagem, metodologia desenvolvida, recursos e análise de resultados. Foram abordados dois temas chave: (1) a seleção e avaliação do valor patrimonial de um conjunto de documentação pessoal e (2) as várias abordagens possíveis ao longo dessa avaliação, nas quais se incluiu a problemática dos arquivos pessoais, científicos, autobiográficos, o comportamento informacional dos historiadores, a sua relação com os recursos informativos na web – webarchives e Europeana,
as novas formas de publicar em Ciência Aberta; as perspectivas do doador da coleção e do arquivista e as questões ligadas a coleções patrimoniais, desde as efémeras até à convergência digital de coleções de arquivos, bibliotecas e museus.