Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Sá, Daniel Alcântara | |
dc.contributor.author | Soares, Bruno Brulon | |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T20:58:03Z | |
dc.date.available | 2024-01-11T20:58:03Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SÁ, Daniel Alcântara; SOARES, Bruno Brulon. Musealização e representações de negras de ganho: documentação e classificação no Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro. Memória e Informação, v. 5, n. 1, p. 1-17, 27 maio 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-7095 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18278 | |
dc.description.sponsorship | Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/Mast). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/Mast). E-mail: daniel.alcantara.sa@gmail.com / Bacharel em Museologia, licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – UNIRIO/Mast;doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).Atualmente é professor adjunto dos cursos de Museologia da UNIRIO e presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM, do ICOM. E-mail: brunobrulon@gmail.com | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Documentação | pt_BR |
dc.subject | Classificação | pt_BR |
dc.subject | Musealização | pt_BR |
dc.subject | Negras de ganho | pt_BR |
dc.subject | Século XIX, Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Musealização e representações de negras de ganho: documentação e classificação no Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Musealization and representation of black women “in gain”: documentation and classification at Moreira Sallles Institute of Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho consiste na análise de práticas documentais e de classificação utilizadas no processo de musealização de imagens, produzidas na década de 1840, em que negras de ganho foram representadas na cidade do Rio de Janeiro. Foram analisadas as gravuras produzidas pelos artistas viajantes Paul Harro-Harring, Eduard Hildebrandt e Lopes Cabral Teive salvaguardadas no acervo do Instituto Moreira Salles (IMS) Rio de Janeiro. Almejou-se abordar as apropriações de tais representações pela instituição com o objetivo de apontar eventuais implicações em pesquisa, difusão e perpetuação de memórias relativas às mulheres negras de ganho em âmbito museológico considerando o período entre 2008 e 2019. O artigo baseia-se em dados fornecidos pelo IMS Rio para a compreensão sobre a preservação e documentação de coleções e o sistema documental em questão, disponíveis para acesso no site do instituto, tendo algumas delas figurado em exposições de curta duração. | pt_BR |