Abstract:
Escritos entre 1927 e 1929, o romance Orlando: uma biografia e o ensaio Um teto todo seu, ambos de Virginia Woolf, apresentam várias sobreposições na forma e no conteúdo que revelam uma linha de pensamento em comum sobre as suas perspectivas feministas. As mesmas técnicas narrativas paródia, ironia e o jogo metaficcional autoconsciente são utilizadas e os textos são similares quanto à temática e ao estilo. Neles, Woolf defende que o gênero é construído e não está ligado nem ao sexo e nem à identidade, o que reverbera nas discussões da crítica feminista atual. A estrutura do texto dividida em seis partes está presente no romance e no ensaio, assim como os personagens ficcionais que assumem a posição de narrador. A discussão sobre androginia no ensaio tem seu paralelo com as personagens andróginas no romance. A partir da crítica literária especializada na autora, os dois textos são revisitados na intenção de defender que, o longo de sua obra, as mesmas ideias percorrem textos distintos e consolidam o seu pensamento sobre as condições da produção artística de autoria feminina, ensejando, ao mesmo tempo, questionamentos ainda necessários sobre socializações de gênero.