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dc.contributor.author | Pardo, Ana Lúcia | |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T21:01:29Z | |
dc.date.available | 2024-04-24T21:01:29Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18388 | |
dc.description.sponsorship | Atriz, jornalista , mestranda de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ sob orientação do Professor Emir Sader e atualmente Chefe de Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura na RR RJ/ES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Cultura. | pt_BR |
dc.subject | Alienação | pt_BR |
dc.subject | Hegemonia | pt_BR |
dc.subject | Contra-hegemonia | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.subject | Contradições sociais | pt_BR |
dc.subject | Pontos de Cultura | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | Os Pontos de Cultura como expressão das contradições sociais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | De que forma a cultura pode ser usada para manter as relações de dominação? E, ao mesmo tempo, em que contribui para o pensamento crítico e uma possível quebra de hegemonia, ruptura ou forma de resistência a essas relações dominantes? Que alternativas de ações são desenvolvidas pelo Ponto de Cultura de forma a despertar através da cultura a consciência crítica e uma transformação na realidade? Essas são questões centrais da pesquisa que tem como objeto o Ponto de Cultura, principal ação do Programa Cultura Viva implementado pelo Ministério da Cultura. O estudo teórico das categorias: cultura, alienação e hegemonia, fundamentado em diversos autores, e o trabalho de campo realizado, - com foco dirigido nas ações de três Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro: Centro de Educação Lúdica da Rocinha, Centro de Teatro do Oprimido e o Quilombo Campinho da Independência, localizado no Município de Paraty,- pretende discutir, dentro de uma análise dialética, de que forma esses trabalhadores da cultura que atuam no s Pontos, sujeitos dotados de saberes e de produção de conhecimento, se submetem às regras e limites estabelecidos dentro de uma sociedade capitalista, e, de outro lado, contraditoriamente, como conseguem subverter a ordem e produzir rupturas nessas relações de poder? | pt_BR |