De uma maneira geral, ao longo da história, é possível notar que a infância não é um momento
da vida valorizado pela sociedade. Às crianças é reservado um espaço de autoridade vertical e
didatismo, mas, dificilmente, espaços culturais são dedicados exclusivamente a elas. Por isso,
esta pesquisa tem por tema a seleção de acervo literário infantil através da valorização da
biblioteca infantojuvenil como espaço de acesso à literatura infantil, que tem um papel
significativo na construção da individualidade e da noção de coletividade da criança. Este
trabalho visa analisar a importância da seleção de acervo e apontar características específicas
na seleção do acervo literário infantil, além de investigar o que é a literatura infantil e quais
suas implicações, mostrando e refletindo sobre a biblioteca infantil, seu histórico, funções,
questões de acesso, espaço físico, público e acervo. A metodologia utilizada é a pesquisa
exploratória, com abordagem qualitativa, baseada na pesquisa bibliográfica com análise e
revisão da literatura sobre o tema disponível em português e publicada, preferencialmente, nos
últimos 25 anos, no Brasil. Como resultado desta pesquisa será apresentado um livreto com a
seleção de 160 obras para bibliotecários que estão buscando formar um acervo literário em
biblioteca infantil. Com este trabalho, espera-se colaborar com a discussão sobre o impacto da
cultura na infância.
In general, throughout history, it is possible to notice that childhood is not a moment of life
valued by society. Children are reserved a space of vertical authority and didacticism, but
cultural spaces are rarely dedicated exclusively to them. Therefore, this research's theme is the
selection of children's literary collections through the valorization of the children's library as a
space for access to children's literature, which plays a significant role in the construction of the
child's individuality and notion of collectivity. This work aims to analyze the importance of
collection selection and point out specific characteristics in the selection of children's literary
collection, in addition to investigating what children's literature is and what its implications are,
showing and reflecting on the children's library, its history, functions, issues of access, physical,
public space and collection. The methodology used is exploratory research, with a qualitative
approach, based on bibliographical research with analysis and review of literature on the topic
available in Portuguese and published, preferably, in the last 25 years, in Brazil. As a result of
this research, a booklet will be presented with a selection of 160 books for librarians who are
looking to create a literary collection in a children's library. With this work, we hope to
contribute to the discussion about the impact of culture on childhood.