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dc.contributor.orientador | Silva Neto, José Almino de Alencar e | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Paula Souza | |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T15:46:15Z | |
dc.date.available | 2024-05-14T15:46:15Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Ana Paula Souza. Acessibilidade digital: medidas que fazem a diferença para o deficiente visual com base nas TICs. Rio de Janeiro. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Memória e Acervos) – Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos, Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18423 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade digital | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade digital: medidas que fazem a diferença para o deficiente visual com base nas TICs | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital accessibility: measures that make a difference for the visually impaired based on ICTs. Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.banca | Oliveira, Lucia Maria Velloso de | |
dc.contributor.banca | Medeiros, Ana Lígia | |
dc.contributor.banca | Moraes, Rachel Maria Campos Menezes de | |
dc.degree.instituicao | Fundação Casa de Rui Barbosa | |
dc.degree.level | Mestra em Memória e Acervo | |
dc.degree.data | 2024 | |
dc.degree.local | Rio de Janeiro | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo dissertar sobre a acessibilidade digital para os deficientes visuais, tendo como campo de observação minha trajetória profissional de atuação no Instituto Benjamin Constant (IBC). Assim, foi observado que tais medidas para o acesso e o uso de informações na internet dependem da forma como elas estão direcionadas nos sites. Tendo como aliadas as tecnologias assistivas, que viabilizam tanto o acesso quanto o uso das informações, os deficientes visuais, uma vez incluídos social e digitalmente, conseguem atingir suas necessidades informacionais no dia a dia. Assim, serão fundamentadas perguntas para esse público, por meio de questionário fechado, para entender se a reformulação do site da instituição está atendendo às suas necessidades de informação. As perguntas para esse questionário foram idealizadas levando-se em consideração minha atuação como profissional da informação no Acervo Técnico e Especializado vinculado à Divisão de Pesquisa, Documentação e Informação (DDI) do IBC. Dessa forma, será feita a análise da relação do deficiente visual com as informações disponíveis no site do IBC, a fim de estabelecer as diretrizes na disseminação da informação para esse público e os princípios que vão fazer a diferença quanto a seu acesso informacional. Também serão estudadas as questões da inclusão social e suas necessidades informacionais como atores e protagonistas na busca do conhecimento. Foi observado que as novas TICs e a forma como essas ferramentas são acessadas e utilizadas no cotidiano dos deficientes visuais proporcionam independência pessoal e acesso às informações que complementam os interesses desse público. Vale ressaltar que, segundo a Constituição Federal de 1988, a inclusão social é direito de todos os cidadãos. Assim, o presente trabalho vem trazer para o âmbito da pesquisa científica dados que viabilizem o acesso da informação e seu uso independente por parte desse público, ou seja, dos deficientes visuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to discuss digital accessibility for the visually impaired, using as a field of observation my professional career at the Benjamin Constant Institute (IBC). Thus, it was observed that such measures for access and use of information on the internet depend on the way they are directed on the websites. With assistive technologies as an ally, which enable both access and use of information, the visually impaired, once socially and digitally included, are able to meet their informational needs on a daily basis. Thus, questions will be asked to this audience, through a closed questionnaire, to understand whether the redesign of the institution’s website is meeting their information needs. The questions for this questionnaire were designed, taking into account my work as an information professional in the Technical and Specialized Collection linked to the Research, Documentation and Information Division (DDI) of the IBC. In this way, an analysis will be made of the visually impaired person’s relationship with the information available on the IBC website, in order to establish guidelines for the dissemination of information to this public and the principles that will make a difference in terms of their information access. Issues of social inclusion and their informational needs as actors and protagonists in the search for knowledge will also be studied. It was observed that new ICTs and the way these tools are accessed and used in the daily lives of visually impaired people provide personal independence and access to information that complements the interests of this public. It is worth highlighting that, according to the 1988 Federal Constitution, social inclusion is the right of all citizens. Thus, the present work brings to the scope of scientific research data that enable access to information and its independent use by this public, that is, the visually impaired. | |
dc.subject.en | Digital accessibility | |
dc.subject.en | Person with visual impairment | |
dc.subject.en | Social inclusion | |
dc.degree.programa | Programa de Pós-Graduação em Memoria e Acervos |