Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas | |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T18:52:55Z | |
dc.date.available | 2024-05-14T18:52:55Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Maria Sofia Villas-Bôas. Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS: teoria e práxis, 5., 2010. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18426 | |
dc.description.sponsorship | Maria Sofia Villas-Bôas Guimarães é doutora em Artes Cênicas, pesquisadora colaboradora do Memorial da Escola de Dança da UFBA e integra o grupo de pesquisa LaPac – Memória e Temporalidade CNP/UFBA. Atualmente é delegada suplente, representando o Nordeste, no Colegiado de Dança do CNPC. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Oficina Nacional da Dança Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.title | Manobras de distensão: vestígios da atuação de grupos e da Oficina Nacional de Dança Contemporânea na organização político-cultural da dança no Brasil | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | As ações da sociedade civil para garantir a inserção da dança no âmbito das políticas públicas para a cultura no Brasil constituem-se como verdadeiras “manobras de distensão” de nódulos estruturais que omitiram historicamente da sua conjuntura a dança, em sua diversidade, e, principalmente, a sua produção emergente, sua natureza experimental. Neste âmbito, destacamos, entre finais dos anos 70 e início dos 80, as ações de grupos independentes e da Universidade Federal da Bahia, através da Oficina Nacional de Dança Contemporânea. O texto aqui apresentado se constitui num garimpo de discursos e textos de profissionais, da imprensa e de instituições, a partir dos quais levantamos vestígios de ações que se voltaram para legitimar a dança em seu formato emergente e experimental e garantir a permanência de grupos e fazedores | pt_BR |