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dc.contributor.author | Lima, Luciana | |
dc.contributor.author | Ortellado, Pablo | |
dc.date.accessioned | 2024-05-27T20:01:25Z | |
dc.date.available | 2024-05-27T20:01:25Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Luciana; ORTELLADO, Pablo. Da compra de produtos e serviços culturais ao direito de produzir cultura: análise de um paradigma emergente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18548 | |
dc.description.sponsorship | 1 Luciana Lima é mestranda no programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Email: <lupblima@usp.br>. 2 Pablo Ortellado é professor do curso de Gestão de Políticas Públicas e do programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Email: <paort@usp.br>. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Políticas culturais | pt_BR |
dc.subject | Financiamento Cultural | pt_BR |
dc.subject | Renda básica | pt_BR |
dc.title | Da compra de produtos e serviços culturais ao direito de produzir cultura: análise de um paradigma emergente | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O financiamento das atividades culturais tem dois paradigmas clássicos: o financiamento público e o financiamento mercantil. O primeiro consiste na ação direta do estado ou no financiamento com recursos estatais de práticas culturais da sociedade civil; o segundo ancora-se na tradição liberal ou neoliberal, cuja mais recente expressão são as correntes dominantes da economia criativa. Neste artigo argumentamos que duas experiências iniciadas no Brasil – o programa Cultura Viva e a Lei de fomento ao teatro da cidade de São Paulo – constituem a gênese de um terceiro paradigma. Este paradigma não busca financiar produtos culturais, mas o processo de produção cultural e se orienta assim para a constituição de um direito social: o direito de produzir cultura. | pt_BR |