dc.contributor.author |
Lima, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Ortellado, Pablo |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-27T20:01:25Z |
|
dc.date.available |
2024-05-27T20:01:25Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
LIMA, Luciana; ORTELLADO, Pablo. Da compra de produtos e serviços culturais ao direito de produzir cultura: análise de um paradigma emergente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18548 |
|
dc.description.sponsorship |
1
Luciana Lima é mestranda no programa de pós-graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e
Humanidades da Universidade de São Paulo. Email: <lupblima@usp.br>.
2
Pablo Ortellado é professor do curso de Gestão de Políticas Públicas e do programa de pós-graduação em Estudos Culturais
da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Email: <paort@usp.br>. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Financiamento Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Renda básica |
pt_BR |
dc.title |
Da compra de produtos e serviços culturais ao direito de produzir cultura: análise de um paradigma emergente |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O financiamento das atividades culturais tem dois paradigmas clássicos: o financiamento
público e o financiamento mercantil. O primeiro consiste na ação direta do estado ou no financiamento
com recursos estatais de práticas culturais da sociedade civil; o segundo ancora-se na tradição liberal
ou neoliberal, cuja mais recente expressão são as correntes dominantes da economia criativa. Neste
artigo argumentamos que duas experiências iniciadas no Brasil – o programa Cultura Viva e a Lei de
fomento ao teatro da cidade de São Paulo – constituem a gênese de um terceiro paradigma. Este
paradigma não busca financiar produtos culturais, mas o processo de produção cultural e se orienta
assim para a constituição de um direito social: o direito de produzir cultura. |
pt_BR |