dc.contributor.author |
Gioseffi, Maria Cristina da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-28T15:39:06Z |
|
dc.date.available |
2024-05-28T15:39:06Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
GIOSEFFI, Maria Cristina da Silva. Cultura, educação e “segurança pública” ou bem-viver social. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18557 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenadora de Projetos Sócio-culturais do Instituto Galpão da Gamboa. mariacristinag@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Culturas |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Segurança |
pt_BR |
dc.title |
Cultura, educação e “segurança pública” ou bem-viver social |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto apresenta idéias de cultura para gestão e criação de novos sentidos para a
Educação. Trata-se de uma compreensão mais abrangente desses termos. Entender o que é
cultura depende de educação? Ou será o contrário? Atuando em uma Organização Social que
nasce em íntima relação com a arte teatral, percebemos a “descontinuidade”, entre esses
“planos de significados”: cultura e educação. O sentido de cultura permite desdobramentos:
Kultur, Culture, Civilisation, entre outros. No entanto, a compressão deste conceito se
distancia, cada vez mais, da sua etimologia: cultura deriva da natureza. Para K. Marx o ser
humano está alienado da natureza, dos outros homens e de si mesmo porque se tornou incapaz
de perceber o poder criativo do Trabalho. Então, pensamos a Educação, o Trabalho e a
Cultura como um Projeto Criativo para o Bem-Viver Social. |
pt_BR |