dc.contributor.author |
Silva, Regina Helena Alves da |
|
dc.contributor.author |
Dutra, Roger Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-28T20:53:12Z |
|
dc.date.available |
2024-05-28T20:53:12Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Regina Helena Alves da; DUTRA, Roger Andrade. A agenda transnacional da UNESCO e as políticas públicas de cultura do MINC (2003-2010). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 3. : 2012. set. 19-21 : Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/18565 |
|
dc.description.sponsorship |
1 Doutora em História Social, UFMG regina.helena@gmail.com
2 Doutor em História Social, CEFET-MG mobilitas@gmail.com |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa |
pt_BR |
dc.subject |
Política cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Política pública |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Produção Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à Cultura |
pt_BR |
dc.title |
A agenda transnacional da UNESCO e as políticas públicas de cultura do MINC (2003-2010) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho, examinamos as ações empreendidas pelo Ministério da
Cultura (MinC), entre 2003 e 2010. Discutimos traços de continuidade identificáveis entre as
gestões FHC e Lula. O modelo das Leis de Incentivo e a condução de programas através de
editais, conformaram a opção por uma política de financiamento da cultura através de
projetos, cabendo ao Estado apenas as funções de seleção de propostas e fiscalização da
execução de planos de trabalho. Subjacente ao abandono da discussão conceitual sobre a
cultura brasileira, consolidou-se gradativamente a adoção de políticas de cultura concebidas
no âmbito de organismos transnacionais, tais como a UNESCO, reduzindo as políticas
públicas de cultura às diretrizes do que vem sendo conhecido como “economia da cultura” e
efetivando a ação pública no Brasil como simples instância indutora da produção de
mercadorias culturais voltadas para o mercado globalizado. |
pt_BR |