Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da preservação e
disponibilização da produção audiovisual como fonte na construção de uma memória
institucional da Universidade através do estudo de caso do Núcleo de Memória Audiovisual
— o NuMA — da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa tem abordagem
qualitativa baseada na análise e revisão de literatura sobre preservação audiovisual, unindo o
tema às experiências com a criação do NuMA e seus impactos nos campos da memória
institucional e da divulgação da UERJ como produtora de seu acervo audiovisual. O trabalho
apresenta o histórico do setor realizador e gestor dessas produções, o Centro de Tecnologia
Educacional, CTE, situando a antiga Videoteca, hoje o NuMA, como curador desse acervo na
gestão da memória audiovisual. Apresenta o estudo de caso do NuMA, através da formação
de seu acervo, a construção de um banco de imagens e seu foco na divulgação cultural e
científica das atividades da Universidade. Aborda a importância de um acervo de memória
audiovisual e sua preservação no âmbito de uma Universidade, com seus entraves e
dificuldades, além de estar na contramão tecnológica com a custódia de equipamentos
obsoletos em tempos tão efêmeros no consumo de imagens. Identifica o NuMA como agente
de preservação, assim como detentor de um acervo voltado para divulgação científica.
Conclui buscando um diálogo entre a memória restaurada e sua constante construção.
Descrição:
The present study aims to present the importance of the preservation and availability of the
audiovisual production as a source during the construction of an institutional memory of the
University through the case study of Núcleo de Memória Audiovisual — NuMA (in English,
Audiovisual Memory Core) — of the Rio de Janeiro State University (UERJ — Universidade
do Estado do Rio de Janeiro). The research has been conducted with a qualitative approach
based on the specific literature analysis and appraisal about audiovisual preservation, uniting
the theme to the experience of the creation of NuMA and its impacts on the fields of
institutional memory and the divulgating of UERJ as the fabricator of its audiovisual
assembly. This work presents the history of the maker and executive sector of these
productions, the Educational Technology Center (Centro de Tecnologia Educacional - CTE),
placed at the former Videoteca, current NuMA, as the curator of this collection throughout the
management of the audiovisual memory. This research presents the case study of NuMA,
analyzing the formation of its collection, the construction of a safe repository of the physical
media storage and the focus on the cultural and scientific promotion of the University’s
activities. This work also approaches the importance of an audiovisual memory congregation
and its preservation in a University’s scope, dealing with obstacles and difficulties, besides
cruising in the opposite technological direction as it holds obsolete equipment in times of such
ephemeral visual consumption. It identifies NuMA as a preservation agent and as also a
collection holder for scientific dissemination. The study concludes searching for a dialogue
between the restored memory and its constant formation.