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dc.contributor.author | Domingues, João Luiz Pereira | |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T21:07:00Z | |
dc.date.available | 2024-07-24T21:07:00Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | DOMINGUES, João Luiz Pereira. Polifonia de vozes: o multicultural planning como método de avaliação de políticas culturais produzidas no espaço urbano. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/18752 | |
dc.description.sponsorship | Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IPPUR. Professor Adjunto I do Curso de Graduação em Produção Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense. E-mail: joaolpdomingues@gmail.com. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Políticas culturais | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Insurgência | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.title | Polifonia de vozes: o multicultural planning como método de avaliação de políticas culturais produzidas no espaço urbano | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo se dedica à reflexão em torno da relação entre as políticas culturais, a esfera pública e seus desdobramentos territoriais, tendo como acento a discussão metodológica. O que o artigo propõe ressaltar é a possibilidade de que certos grupos e indivíduos sejam invisibilizados ou não tematizados pela aparência consensual das políticas culturais. Desta feita, tenta-se aqui traduzir um modelo metodológico de planejamento urbano para fins de diminuição do risco de atrofia de expressões culturais na cidade. Ao tematizar o universo cultural na teoria do planejamento, o Multicultural Planning rejeita a adoção dos modelos de racionalidade instrumental em favor de um modelo de reconhecimento de experiências que ressaltam diferentes leituras sobre a construção da realidade e das diversas possibilidades de organização de práticas coletivas de administração e planejamento urbano e cultural. | pt_BR |