Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Políticas públicas, inclusão e acessibilidade: conexões entre a área da educação e o campo da cultura

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dc.contributor.author Menenguci, Lilian Pereira
dc.date.accessioned 2024-07-25T21:54:12Z
dc.date.available 2024-07-25T21:54:12Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation Menenguci, Lilian Pereira. Políticas públicas, inclusão e acessibilidade: conexões entre a área da educação e o campo da cultura. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18762
dc.description.sponsorship Doutora em Educação (UFES), Mestre em Educação (UFES), Licenciada em Pedagogia (FACIASC) e aluna do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Gerente do Programa “Vitória é Cultura”, da Secretaria de Cultura de Vitória(ES). Professora da Rede de Ensino Doctum (ES) e da Faculdade Brasileira Multivix-Vitória (ES). E-mail: lilianmenenguci@hotmail.com. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.title Políticas públicas, inclusão e acessibilidade: conexões entre a área da educação e o campo da cultura pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract Este artigo, resultante de um recorte da pesquisa intitulada “Uma coisa de cada vez, mas tudo junto: políticas e práticas inclusivas pelo viés da acessibilidade cultural”, desenvolvida no Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ), objetiva compreender de que modo Educação e Cultura têm respondido às demandas advindas do princípio inclusivo. Observa as proposições desenhadas nas Políticas Públicas de cada uma dessas áreas intentando conhecer suas possíveis conexões na garantia da Educação e da Cultura como direito de todos, especialmente da pessoa com deficiência. Trata-se de um estudo de complexidade sistêmica que se sustenta na contribuição de interlocutores como Edgar Morin e Gregory Bateson, respectivamente. Aposta no conceito de interdependência como capaz de tecer as redes inclusivas. pt_BR


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