Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

A sagração da primavera: a afirmação do debate cultural e cinematográfico no período 1979-1982

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dc.contributor.author Malafaia, Wolney Vianna
dc.date.accessioned 2024-08-06T20:27:12Z
dc.date.available 2024-08-06T20:27:12Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation MALAFAIA, Wolney Vianna. A sagração da primavera: a afirmação do debate cultural e cinematográfico no período 1979-1982. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL POLÍTICAS CULTURAIS, 5. : 2014 maio 7-9 : Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014. Organizadores: Lia Calabre, Mauricio Siqueira, Adélia Zimbrão. Rio de Janeiro, RJ, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/18861
dc.description.sponsorship Professor de História do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão III (Ensino Médio), Doutor em História, Política e Bens Culturais (PPGHPBC/CPDOC/FGV), e-mail: wolneymalafaia@hotmail.com; pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Rio de Janeiro. Fundação Casa de Rui Barbosa pt_BR
dc.subject Política cultural pt_BR
dc.subject Política de cinema pt_BR
dc.subject Debate cultural pt_BR
dc.subject Transição democrática pt_BR
dc.subject Abertura Política pt_BR
dc.title A sagração da primavera: a afirmação do debate cultural e cinematográfico no período 1979-1982 pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.description.abstract O governo João Batista Figueiredo (1979-1985) caracterizou-se, em seu início, pela proposta de abertura política e promoveu mudanças na estrutura do aparato cultural do Estado. As nomeações de Aloisio Magalhães para o IPHAN e a de Celso Amorim para a presidência da Embrafilme, em 1979, apontavam no sentido da inovação e da ampliação do debate cultural, bem como da formulação de uma política cultural que atendesse aos diversos setores interessados, envolvidos nesse debate. As experiências colocadas em prática por esses dois intelectuais acabaram gerando as bases do futuro Ministério da Cultura, que seria criado em 1985, com o advento da Nova República, e, ao mesmo tempo, abriram espaço para uma maior complexidade do debate cultural, trazendo à tona novos protagonistas, bem como a inserção de novas temáticas e a aproximação com a indústria cultural, produzida e veiculada pelos meios de comunicação, principalmente a televisão. pt_BR


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