Repositório Rui Barbosa de Informações Culturais

Jogos on-line na educação patrimonial: resultados preliminares

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author Senna, Marta de
dc.contributor.author Jaccoud, Leandro de Abreu Souza
dc.date.accessioned 2018-03-20T14:00:46Z
dc.date.available 2018-03-20T14:00:46Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation JACCOUD, Leandro de Abreu Souza; SENNA, Marta de. Jogos on-line na educação patrimonial: Resultados preliminares. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2017, Marília, SP. Anais...Marília, SP: Universidade Estadual Paulista, 2017. 22 p. pt_BR
dc.identifier.issn 2177-3688
dc.identifier.uri http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/123456789/6412
dc.description.resumo O presente trabalho pretende apresentar a pesquisa “A educação patrimonial em arquivos e o uso de jogos cooperativos on-line. Monitoramento e avaliação do módulo educativo do sítio ‘Escravidão, abolição e pós-abolição’” e os resultados preliminares obtidos até o momento. A pesquisa analisa a importância da educação patrimonial em/a partir dos arquivos, baseando-se na iniciativa da da Fundação Casa de Rui Barbosa, com a criação de um módulo educativo no sítio “Escravidão, abolição e pós-abolição”, que disponibiliza ao seu público-alvo jogos digitais cooperativos on-line, inovando nas formas de disseminação e novos usos do patrimônio documental, com o uso da tecnologia da informação. O monitoramento e a avaliação do módulo de jogos permitirão determinar a relevância ou irrelevância desse tipo de iniciativa, apontando, caso necessário, para o(s) aspecto(s) que necessitam de adequações. Para a realização da pesquisa foram cruzados os números dos relatórios emitidos pelo Google Analytics, dos relatórios gerenciais do próprio módulo educativo e, também, dos resultados obtidos a partir da realização de oficinas com o público-alvo. Os resultados preliminares apontam para a validade da iniciativa nos termos propostos no sítio “Escravidão, abolição e pós-abolição”, com a necessidade de complementação do ambiente educativo com jogos que permitam diversão mais duradoura, experiência de imersão mais profunda e a programação do sítio e do ambiente de jogos para dispositivos móveis.
dc.format.medium 22 p.
dc.language.iso Português pt_BR
dc.publisher Marília, SP : Universidade Estadual Paulista, 2017
dc.subject Arquivos pt_BR
dc.subject Educação Patrimonial pt_BR
dc.subject Jogos Digitais pt_BR
dc.title Jogos on-line na educação patrimonial: resultados preliminares pt_BR
dc.title.alternative Online games in heritage education: preliminary results
dc.type Trabalho apresentado em evento pt_BR
dc.description.abstract This work intends to present the research "The heritage education in archives and the use of cooperative games online. Monitoring and evaluation of the educational module of the site 'Slavery, abolition and post-abolition'" and the preliminary results obtained so far. The research analyzes the importance of heritage education in/from the archives, based on the initiative of the Casa de Rui Barbosa Foundation, with the creation of an educational module on the site "Slavery, abolition and post-abolition", which makes available to the Its target audience cooperative online games, innovating in the forms of dissemination and new uses of documentary heritage, with the use of information technology. The monitoring and evaluation of the gaming module will determine the relevance or irrelevance of this type of initiative, pointing, if necessary, to the aspect(s) that need adjustments. In order to carry out the research, the numbers of the reports issued by Google Analytics, the managerial reports of the educational module itself and the results obtained from the workshops with the target audience were crossed. Preliminary results point to the validity of the initiative under the terms "Slavery, Abolition and Post-Abolition", with the need to complement the site with games that allow for more lasting enjoyment, deeper immersion experience and game/site programming for mobile devices. pt_BR
dc.subject.en Archives
dc.subject.en Heritage Education
dc.subject.es Digital Games
dc.relation.remissiva Senna, Marta Ribeiro Rocha e Silva de


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Listar

Mi cuenta