dc.contributor.author |
Senna, Marta de |
|
dc.contributor.author |
Jaccoud, Leandro de Abreu Souza |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-20T14:00:46Z |
|
dc.date.available |
2018-03-20T14:00:46Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
JACCOUD, Leandro de Abreu Souza; SENNA, Marta de. Jogos on-line na educação patrimonial: Resultados preliminares. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2017, Marília, SP. Anais...Marília, SP: Universidade Estadual Paulista, 2017. 22 p. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2177-3688 |
|
dc.identifier.uri |
http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/handle/123456789/6412 |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho pretende apresentar a pesquisa “A educação patrimonial em arquivos e o uso de jogos cooperativos on-line. Monitoramento e avaliação do módulo educativo do sítio ‘Escravidão, abolição e pós-abolição’” e os resultados preliminares obtidos até o momento. A pesquisa analisa a importância da educação patrimonial em/a partir dos arquivos, baseando-se na iniciativa da da Fundação Casa de Rui Barbosa, com a criação de um módulo educativo no sítio “Escravidão, abolição e pós-abolição”, que disponibiliza ao seu público-alvo jogos digitais cooperativos on-line, inovando nas formas de disseminação e novos usos do patrimônio documental, com o uso da tecnologia da informação. O monitoramento e a avaliação do módulo de jogos permitirão determinar a relevância ou irrelevância desse tipo de iniciativa, apontando, caso necessário, para o(s) aspecto(s) que necessitam de adequações. Para a realização da pesquisa foram cruzados os números dos relatórios emitidos pelo Google Analytics, dos relatórios gerenciais do próprio módulo educativo e, também, dos resultados obtidos a partir da realização de oficinas com o público-alvo. Os resultados preliminares apontam para a validade da iniciativa nos termos propostos no sítio “Escravidão, abolição e pós-abolição”, com a necessidade de complementação do ambiente educativo com jogos que permitam diversão mais duradoura, experiência de imersão mais profunda e a programação do sítio e do ambiente de jogos para dispositivos móveis. |
|
dc.format.medium |
22 p. |
|
dc.language.iso |
Português |
pt_BR |
dc.publisher |
Marília, SP : Universidade Estadual Paulista, 2017 |
|
dc.subject |
Arquivos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Patrimonial |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Digitais |
pt_BR |
dc.title |
Jogos on-line na educação patrimonial: resultados preliminares |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Online games in heritage education: preliminary results |
|
dc.type |
Trabalho apresentado em evento |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work intends to present the research "The heritage education in archives and the use of cooperative games online. Monitoring and evaluation of the educational module of the site 'Slavery, abolition and post-abolition'" and the preliminary results obtained so far. The research analyzes the importance of heritage education in/from the archives, based on the initiative of the Casa de Rui Barbosa Foundation, with the creation of an educational module on the site "Slavery, abolition and post-abolition", which makes available to the Its target audience cooperative online games, innovating in the forms of dissemination and new uses of documentary heritage, with the use of information technology. The monitoring and evaluation of the gaming module will determine the relevance or irrelevance of this type of initiative, pointing, if necessary, to the aspect(s) that need adjustments. In order to carry out the research, the numbers of the reports issued by Google Analytics, the managerial reports of the educational module itself and the results obtained from the workshops with the target audience were crossed. Preliminary results point to the validity of the initiative under the terms "Slavery, Abolition and Post-Abolition", with the need to complement the site with games that allow for more lasting enjoyment, deeper immersion experience and game/site programming for mobile devices. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archives |
|
dc.subject.en |
Heritage Education |
|
dc.subject.es |
Digital Games |
|
dc.relation.remissiva |
Senna, Marta Ribeiro Rocha e Silva de |
|