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dc.contributor.orientador | Santos, Myrian Sepúlveda dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Rangel, Aparecida Marina de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-16T20:44:08Z | |
dc.date.available | 2015-09-16T20:44:08Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | RANGEL, Aparecida Marina de Souza. Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado. 2015. 254 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/641 | |
dc.description.resumo | "Adquirida pelo governo federal em 1924; transformada em Museu Ruy Barbosa em 1927; alterada durante a tramitação para Casa de Ruy Barbosa em 1928; e aberta ao público em 1930, a residência onde viveu o jurista Ruy Barbosa, nos últimos 28 anos de sua vida está inserida no universo dos museus-casas. Este modelo conceitual, até então, incomum no Brasil, possui como premissa conceitual a intrínseca relação entre o conteúdo e o continente, no qual o espaço e a personagem estabelecem uma simbiose. A casa, a partir da morte do seu dono, se torna o símbolo da sua trajetória terrena permitindo a ressignificação da história de Ruy Barbosa e do seu contexto histórico-social, sob a perspectiva individual, tendo em vista ser um museu personalístico. Há, entretanto nesta mudança um conflito entre duas esferas: a pública e a privada. Levanto assim a hipótese de que a instituição é investida pelo poder público para mitificar a figura do homem público, entretanto o fato do espaço definido para narrar tal trajetória ser sua residência, lugar da privacidade e intimidade familiar, acaba por humanizar o mito. Este processo, por outro lado, ocorreu de forma subliminar a despeito do esforço institucional, empreendido, sobretudo nas primeiras décadas de sua existência. A sobreposição da esfera privada ocorre por uma demanda social e na apropriação da personagem, sob diferentes perspectivas.O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender o processo de ressignificação que permeia a transformação de uma casa em museu e analisar os fatores histórico-sociais que culminaram na musealização da vida da personagem Rui Barbosa. Neste processo de construção identificamos, também, algumas camadas de interesses envolvidos, incluindo um movimento de despolitização pela privatização da esfera pública como uma das estratégias." | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Público | pt_BR |
dc.subject.other | Museu | pt_BR |
dc.subject.other | Casa | pt_BR |
dc.subject.other | Museu-casa | pt_BR |
dc.subject.other | Privado | pt_BR |
dc.subject.other | Rui Barbosa | pt_BR |
dc.title | Museu Casa de Rui Barbosa: entre o público e o privado | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.banca | Chagas, Mario de Souza | pt_BR |
dc.contributor.banca | Rezende, Claudia Barcellos | pt_BR |
dc.contributor.banca | Castro, Maurício Barros de | pt_BR |
dc.contributor.banca | Calabre, Lia | pt_BR |
dc.degree.instituicao | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | pt_BR |
dc.degree.departamento | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.level | Doutorado Acadêmico | pt_BR |
dc.degree.local | Rio de Janeiro (BR) | pt_BR |