Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | Weid, Elisabeth von der | |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T16:57:35Z | |
dc.date.available | 2015-11-24T16:57:35Z | |
dc.date.issued | 1989 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/874 | |
dc.description | "Trabalho apresentado no 10º Módulo do Congresso Internacional do Centenário da República Brasileira. Rio de Janeiro, 28.09.1989. Mesa Redonda "Energia Elétrica, Estado e Sociedade". Mimeo." | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | [Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1989] | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica - História | |
dc.subject | Light | |
dc.title | A expansão da Rio de Janeiro Tramway Light and Power ou as origens do “Polvo Canadense” | pt_BR |
dc.title.alternative | A expansão da Rio de Janeiro [Companhia de Bondes, Luz e Força do Rio de Janeiro, Ltda.] ou as origens do "Polvo Canadense" | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.creator.afiliacao | Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) | |
dc.description.abstract | "AS EMPRESAS DO GRUPO LIGHT, E OS EMPRESÁRIOS norte-americanos que as organizaram, chegaram no Brasil através de São Paulo. Os capitalistas estrangeiros atender a uma proposta de concessionários locais de linhas de transporte ferro-carris por tração elétrica, que procuravam capital para desenvolver sua concessão e o encontraram no Canadá. William Mackenzie, capitalista ligado a empresas de estradas-de-ferro e seguros, reuniu-se a outros empresários canadenses e formaram em seu país uma companhia para desenvolver o projeto de carris eletrificados na pequena cidade ao sul do Equador. Em pouco tempo, os canadenses estabeleceram relações estreitas com políticos influentes e obtiveram autorização para produzir e distribuir energia hidroelétrica, que era essencial para levar a bom termo o projeto." | pt_BR |
dc.provenance | Textos online | |
dc.relation.remissiva | Von der Weid, Elisabeth |