dc.contributor.author |
Weid, Elisabeth von der
|
|
dc.date.accessioned |
2015-11-24T16:57:35Z |
|
dc.date.available |
2015-11-24T16:57:35Z |
|
dc.date.issued |
1989 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/874 |
|
dc.description |
"Trabalho apresentado no 10º Módulo do Congresso Internacional do Centenário da República Brasileira.
Rio de Janeiro, 28.09.1989. Mesa Redonda "Energia Elétrica, Estado e Sociedade". Mimeo." |
pt_BR |
dc.language.iso |
Português |
pt_BR |
dc.publisher |
[Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1989] |
pt_BR |
dc.subject |
Energia elétrica - História |
|
dc.subject |
Light |
|
dc.title |
A expansão da Rio de Janeiro Tramway Light and Power ou as origens do “Polvo Canadense” |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A expansão da Rio de Janeiro [Companhia de Bondes, Luz e Força do Rio de Janeiro, Ltda.] ou as origens do "Polvo Canadense" |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho apresentado em evento |
pt_BR |
dc.creator.afiliacao |
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) |
|
dc.description.abstract |
"AS EMPRESAS DO GRUPO LIGHT, E OS EMPRESÁRIOS norte-americanos que as organizaram,
chegaram no Brasil através de São Paulo. Os capitalistas estrangeiros atender a uma proposta de
concessionários locais de linhas de transporte ferro-carris por tração elétrica, que procuravam
capital para desenvolver sua concessão e o encontraram no Canadá. William Mackenzie,
capitalista ligado a empresas de estradas-de-ferro e seguros, reuniu-se a outros empresários
canadenses e formaram em seu país uma companhia para desenvolver o projeto de carris
eletrificados na pequena cidade ao sul do Equador. Em pouco tempo, os canadenses
estabeleceram relações estreitas com políticos influentes e obtiveram autorização para produzir e
distribuir energia hidroelétrica, que era essencial para levar a bom termo o projeto." |
pt_BR |
dc.provenance |
Textos online |
|
dc.relation.remissiva |
Von der Weid, Elisabeth |
|