Resumo:
"O TOMBAMENTO DAS TERRAS DA ILUSTRÍSSIMA CAMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, de autoria de Inocencio da Rocha Maciel, publicado em relatório no ano de 1872, é um livro, hoje raro, e de custosa aquisição. Precioso repertório de documentos relativos ao patrimônio territorial da cidade, e de afôramentos efetuados nas terras desse patrimônio, constitue uma valiosa publicação oficial para o conhecimento de atos de afôramentos realizados no território patrimonial da cidade.
Daí razão desta reprodução fotozincográfica, autêntica, em edição de 100 exemplares, segundo o original pertecente ao Sr. Raul Lopes Cardozo, diretor aposentado da Diretoria do patrimônio Municipal, que gentimente o cedeu para essa reprodução fotográfica, executada pelo Laboratório Fotocartográfico da Diretoria de Obras públicas da Secretaria Geral de Viação Trabalho e Obras Públicas da prefeitura municipal, em 1938-1939.
Não se trata aqui de uma reimpressão, senão da reprodução rigirisamente exacta, sem a alteração de um signal graphico, com os mesmos erros e defeitos, a mesma physionomia do exemplar impresso, do precioso Relatório: trabalho onde não só se transcrevem, em seu inteiro teor, documentos importantes sobre o exercício dos direitos dominicaes da Cidade do Rio de janeiro no tocante às terras que lhe foram concedidas em sesmaria, senão que, com respeito aos principais logradouros do perimetro urbano daquella época, se indicam, casa por casa, os contractos emphyteuticos, os pagamentos de foros e muitas vezes as transferências e desmembramentos da propriedade.
O relatório, que é breve, abona as suas informações com os documentos, que transcreve, classificados sob lettra A se relacionam os logradouros, objecto das investigações minuciosas do Encarregado do tombamento.
No exemplar aqui reproduzido aquelles documentos, sob lettras B a Q, precedem á relação sob a lettra A, onde se nos deparam indicações do mais alto interesse paraa a história da propriedade territorial do Rio de Janeiro.
Para facilitar as pesuisas organizou-se um índice, que se verá adiante, onde se mencionam o nome do logradouro estudado e o número da página respectiva.
Este trabalho é mais um esforço que se empreende em defesa do patrimônio territorial da cidade do Rio de Janeiro, tão lamentavelmente sacrificado por causa diversas e numerosas, que não vêm aqui a pelo pormenorizar."