dc.contributor.author |
Belluzzo, Regina Celia Baptista |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-19T19:50:51Z |
|
dc.date.available |
2019-03-19T19:50:51Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
BELLUZZO, Regina Celia Baptista. Competência em Informação: cenários e espectros. Memória e Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n 1, p. 29-50, jan./jun. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2594-7095 |
|
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/20.500.11997/8964 |
|
dc.description.resumo |
Apresentam-se reflexão e análise sobre o entorno da Competência em Informação, desde suas origens até a inserção na sociedade contemporânea, sob o enfoque de um novo paradigma –tecnoeconômico –, destacando-se a proliferação de fontes e recursos informacionais e a necessidade de democratização do saber mediante o desenvolvimento de novas competências e formas de gestão criativas. São abordados os principais modelos teóricos, padrões e diretrizes e sua articulação com as melhores práticas em diferentes ambiências sociais. Finaliza-se com as características indispensáveis aos programas de desenvolvimento da Competência em Informação, descrevendo-se tendências futuras dessa área de interesse, considerando-a como fator crítico de sucesso para o desenvolvimento social e a inovação. |
|
dc.language.iso |
Português |
pt_BR |
dc.publisher |
Rio de Janeiro : Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018. |
pt_BR |
dc.subject |
Competência em Informação |
pt_BR |
dc.subject |
Informação |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Competência em Informação: cenários e espectros |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Reflection and analysis on the information literacy environment, from its origins up to the insertion in the contemporary society, under the focus of a new paradigm -techno-economic, highlighting the proliferation of information sources and resources and the necessity of democratization of knowledge through the development of new skills and creative management forms. The main theoretical models, standards and guidelines are discussed and their articulation with the best practices in different social ambiences. It ends with the characteristics indispensable to the programs of development of the Information literacy, describing future tendencies of this area of interest, considering it as a critical success factor for social development and innovation. |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information literacy |
|
dc.subject.en |
Information |
|
dc.subject.en |
Knowledge |
|