RUBI: Envíos recientes

  • Machado, de Assis (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019)
    Carta de Machado de Assis para o seu editor Garnier Hippolyte, datada de 9 de novembro de 1903, na qual remete os originais de sua obra “Último”, posteriormente denominada Esaú e Jacó, e informações sobre as alterações ...
  • Mello, Rodrigo Piquet Saboia de (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019)
    Este artigo abordará como a documentação de natureza etnológica tem se tornado um recurso estratégico para os povos indígenas. Em um ambiente de instabilidade política e agravos aos direitos indígenas, a ação informacional ...
  • Nery, Aline Silva Dejosi; Pinto, Sabrine Lino; Malick, Chreiva Magalhães; Vermelho, Sônia Cristina (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019)
    No presente trabalho buscamos abordar a possibilidade da aplicação de dois distintos recursos pedagógicos em uma escola pública municipal localizada no bairro de Manguinhos, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro ...
  • Faria, Anna Gabriela Pereira; Sousa, Gabriela Lúcio de (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019)
    O presente artigo visa apresentar os resultados relativos à proposta expográfica dos quimonos de Maria Augusta, como parte dos objetivos de bolsa de iniciação científica com o tema “Os quimonos de Maria Augusta Rui Barbosa: ...
  • Vasconcellos Filho, Maurício Chatel (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019, 2019)
    O presente trabalho tem como objetivo examinar o mercado de trabalho para os profissionais da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação nos dias de hoje. Aborda as competências básicas que os profissionais da informação ...
  • Cavalcanti, Cecília C. B.; Matos, Carolina da Rocha C.; Veras, Leno (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019, 2019)
    Assim como no Renascimento, vivemos atualmente mudanças estruturais na cultura e na sociedade, caracterizadas pela transição do regime analógico de armazenamento de dados para uma nova lógica, numérica, em que o digital ...
  • Rezende, Eliana Almeida de Souza (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019, 2019)
    De novo a questão das obsolescência se permanências. Acrescente demanda por informação e acesso tem imposto alguns limites e soluções precisam ser buscadas. Como não perder tudo o que se produz? Como e onde armazenar? Para ...
  • Vasconcellos, Eliane; Bastos, Dilza Ramos (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019, 2019)
    Este artigo constitui resultado de pesquisa que analisa a representação da informação no âmbito dos documentos literários, em especial, da crônica, devido ao seu potencial de registrar, reorganizar ...
  • Pimenta, Ricardo Medeiros (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2019, 2019)
    Fruto de uma palestra na mesa redonda sobre iniciativas em Humanidades Digitais no 3º Seminário Tecnologia e Cultura, ocorrido na Fundação Casa de Rui Barbosa, este artigo trata a interdisciplinaridade enquanto ...
  • Guimarães, Júlio Castañon (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017, 2017)
    O artigo aborda a produção de poemas visuais do grupo concretista brasileiro (Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari), bem como de alguns outros autores que posteriormente se afastaram do grupo. Procura ...
  • Moya, Sérgio Delgado (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017, 2017)
    Na poesia concreta brasileira, especialmente em Poetamenos de Augusto de Campos, a fascinação serve como mediação do desejo num mundo dominado pela lógica mercantil. A fascinação serve como manipulação, mas serve também ...
  • Faria, Regina Lúcia de (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017, 2017)
    Para abordar a linguagem rosiana, o ensaio pretende fazer uma leitura do conto “Cara-de-Bronze”, de João Guimarães Rosa, tendo em vista a noção de tradição auditiva desenvolvida por Luiz Costa Lima. Como se procurará ...
  • Cunha, Cilaine Alves (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017, 2017)
    O texto apresenta uma abordagem da obra de Álvares de Azevedo, considerando seu diálogo crítico com princípios e práticas artísticas em voga na época. O poema “A lagartixa” satiriza a permanente reprodução da lírica de ...
  • Ávila, Myriam (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017, 2017)
    A partir de um conjunto de cartas trocadas entre o escritor mineiro Murilo Rubião e a escritora portuguesa Ana Hatherly, o artigo tece uma série de considerações sobre a natureza da correspondência de escritores e as ...
  • Saussy, Haun (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017, 2017)
    Listas, inventários, arquivos, coleções têm um papel de longa data como a antítese da arte. Muitas vezes denegridos como meras “listas de lavanderia” e condenados como enumeração cega de detalhes empíricos, os inventários, ...
  • Galvão, Walnice Nogueira (Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2017, 2017)
    A edição crítica de Os sertões revelou-se rica de ilações sobre o estilo de Euclides da Cunha. Montaram a 10 mil as emendas nas três primeiras edições em vida, que ele corrigiu obsessivamente. Dessas emendas, a mais ...
  • Cruz e Sousa, João da (2018)
    O poeta simbolista João da Cruz e Sousa nasceu em Desterro, atual Florianópolis, Santa Catarina, em 24 de novembro de 1861. Além de poeta, também atuou como jornalista e professor. Filho de escravos alforriados pelo marechal ...
  • Abreu, Jorge Phelipe Lira de (2018)
    A formação de arquivos em ambiente digital apresenta uma série de vantagens na produção, transmissão e acesso, mas, por outro lado, implica em documentos altamente sensíveis e manipuláveis, além de sujeitos à rápida ...
  • Costa, Leonardo Mattos da (2018)
    A presente pesquisa é justificada pela necessidade de compreender o processo de construção e manutenção (ou não) das formas e funções de uma avenida/rua, por meio da utilização de um periódico digital ...
  • Ferreira, Shana dos Santos; Zattar, Marianna (2018)
    O presente artigo apresenta um trabalho que procurou verificar se há prática de Competência em Informação (CoInfo) na formação dos orientadores de estudo e professores alfabetizadores que participam do Pacto Nacional ...