Resumo:
A presente pesquisa tem a proposta de compreender o contexto histórico, político e social, bem
como o impulso motivador que conduziram as Casas de Santo de Maceió a fazerem parte do
Programa Cultura Viva, vinculados ao Ministério da Cultura e, assim, tornarem-se Pontos de
Cultura. Para tanto, este estudo é baseado na experiência dos pontos de cultura de religiosidade
afro-brasileira situados em Maceió. Para fundamentar a análise desta pesquisa, partimos da
compreensão do novo repertório discursivo da categoria cultura, amplamente discutido nas
organizações transnacionais, que passou a dar novos rumos às políticas públicas culturais
brasileiras a partir de 2003, ano de grandes transformações na cena política. É nesse contexto
de abertura da visão de que cultura está em todos os lugares que, a partir da proposta do
Programa Cultura Viva, em garantir a ampliação de acesso à cultura, bem como aos seus meios
de produção, circulação e fruição às diversas comunidades brasileiras, que os centro religiosos
de matriz afro-brasileira de todo o Brasil e, especificamente, de Maceió puderam emergir do
seu lugar “sagrado”, para agora dar maior visibilidade as ações culturais que desenvolviam,
vencendo a marca histórica negativa de perseguições e violências sofridas pela comunidade
religiosa no ciclo histórico alagoano. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa
bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, sites e documentos oficiais
do Ministério da Cultura, bem como pesquisa de grandes autores das ciências humanas referente
a esta temática. Através do estudo de caso, observamos os dois centros religiosos de culto afro-
brasileiro de Maceió, integrantes do Cultura Viva: Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos
Orixás e Daíraaiyê- Axé Orum! Assumindo Nossa Brasilidade, utilizando como coleta de dados
da pesquisa entrevistas e a observação direta. Desta forma, este estudo proporcionará uma
leitura mais consistente acerca da compreensão das experiências de implementação local de
uma política pública dentro de uma casa de santo e quais impactos estas experiências trazem
para a comunidade envolvida.