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dc.contributor.author SILVA, BRUNO GOULART MACHADO
dc.date.accessioned 2020-06-09T20:20:36Z
dc.date.available 2020-06-09T20:20:36Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/20.500.11997/16633
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Políticas Culturais pt_BR
dc.subject Política Cultural pt_BR
dc.subject Culturas tradicionais pt_BR
dc.subject Produção Cultural pt_BR
dc.title Trânsitos da cultura popular pt_BR
dc.title.alternative Política pública, difusão e salva guarda nos encontros de culturas tradicionais pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
dc.description.abstract A cultura popular tradicional é entendida no Brasil como um conjunto de práticas culturais ligadas aos povos tradicionais, afro-brasileiros, indígenas e ao povo de modo geral. Desde os anos 1990, as práticas performáticas desse universo têm transitado por circuitos ligados à música e performance, e constituídos por espaços culturais, instituições e, desde os anos 2000, pelos encontros de culturas populares e tradicionais. Estes são festivais de cultura que reúnem em si também a dimensão de um fórum de discussões sobre políticas públicas e temáticas que impactam os povos tradicionais. Propõe-se, assim, refletir sobre as especificidades e características desse circuito contemporâneo de trânsito da cultura popular focando na experiência dos encontros. Para tanto, buscou-se investigar o contexto que permitiu a emergência desses eventos, suas principais características, bem como o diálogo que eles estabelecem com as políticas públicas culturais. A pesquisa foi realizada através de trabalho de campo em três edições (nos anos de 2015, 2016 e 2017) do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que acontece na Vila de São Jorge (Alto Paraíso-GO); do contato com edições de 2015 do Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas (Chapada Gaúcha-MG) e do Encontro de Culturas Populares e Tradicionais (Serra Talhada-PE); através de levantamento sobre outros eventos semelhantes pelo Brasil, feito por meio de pesquisa em meio digital; e de entrevistas com organizadores e participantes desses eventos. Constatou-se que os encontros são produtos de um processo de redescoberta da cultura popular por jovens universitários, artistas e músicos citadinos na década de 1990 e da eventual articulação desses sujeitos com o poder público – o que levou à elaboração de políticas culturais para atender a especificidade desse universo cultural. No contexto das políticas públicas, os encontros são vistos como espaços de difusão, salvaguarda e valorização da cultura popular por meio da performance desta em contextos de apresentações. Enquanto local de performance da cultura popular, os encontros desenvolvem técnicas de produção de som e arquitetura de palco em diálogo com a indústria fonográfica. Além disso, constatou-se que os mestres e mestras que são convidados a apresentarem suas práticas nesse contexto negociam e mediam o deslocamento destas para os encontros enquanto forma de reconhecimento, retorno financeiro e visibilidade para si e para seus coletivos sociais. A investigação dos encontros demonstrou ainda que eles são emblemáticos do circuito de trânsito contemporâneo da cultura popular. Esse circuito, por sua vez, tem similaridades com a experiência do movimento folclórico que se organizou na década de 1950, uma vez que ambos receberam apoio do poder público. Apesar das semelhanças com a época do movimento folclórico, os encontros têm suas particularidades, como um maior diálogo com a indústria fonográfica e a presença de novos discursos e atores sociais. Assim, pode-se falar de um novo momento de trânsito da cultura popular inaugurado nas últimas décadas. pt_BR


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Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Teses, dissertações e monografias
    Estudos acadêmicos em formato de teses, dissertações e monografias que tenham como eixo central políticas culturais e/ou gestão da cultura.

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