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dc.contributor.author | MATTOS, Fabrício Santos de | |
dc.date.accessioned | 2020-06-09T20:55:12Z | |
dc.date.available | 2020-06-09T20:55:12Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/16642 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Políticas Culturais | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Cultura | pt_BR |
dc.subject | Programa Cultura Viva | pt_BR |
dc.subject | Estado | pt_BR |
dc.subject | Movimentos socioculturais | pt_BR |
dc.title | Os traços da rede: | pt_BR |
dc.title.alternative | Pontos de Cultura e os usos da cultura na Amazônia contemporânea | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação busca compreender os processos sociais existentes nas políticas culturais contemporâneas a partir da análise do Programa Cultura Viva, em suas estruturas estruturadas (opus operatum) e suas dinâmicas estruturantes (modus operandi), a partir de um estudo de caso dos usos da cultura na Amazônia contemporânea. Compõe-se partindo de uma hipótese prospectiva que afirma que as intervenções político-culturais do Programa Cultura Viva se dão em dois níveis de articulação: o das políticas de cultura vinculadas às vivências dos movimentos socioculturais, e das políticas culturais, organizadas a partir do Estado, primeiramente em sua estrutura Federal. Nesse sentido, o objetivo geral é compreender o fenômeno das imbricações entre políticas de cultura e políticas culturais elaborando uma análise sócio- política dos usos da cultura no âmbito do Programa Cultura Viva, partindo da relação que envolve o Estado e os movimentos socioculturais. Metodologicamente, empreendeu-se um estudo de características explicativas, constituído em dois níveis: a análise cartográfica do Programa Cultura Viva, compreendido como um sistema político-cultural, e o estudo de caso do Pontão de Cultura Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil (PCRAPJ), compreendido como núcleo articulador do programa em nível local. Como instrumento de coleta de dados, elaborou-se, num primeiro momento, entrevistas não estruturadas e em profundidade, buscando analisar a experiência dos atores envolvidos a partir de seus relatos sobre o programa. Num segundo momento, foi elaborada, proposta e aplicada uma entrevista semi-estruturada para os principais agentes culturais envolvidos com o PCRAPJ. Além disso, a pesquisa contou com dados documentais coletados nas visitas aos Pontos de Cultura da capital paraense (Belém), e também através dos balanços, documentos e pesquisas disponibilizados pelo Ministério da Cultura do Brasil. Conclui-se que análise do Programa Cultura Viva, compreendido agora em toda a sua complexidade, ou seja, como um sistema (dispositivo) político-cultural, não pode ser pautada apenas por uma compreensão de poder e de política, e sim através de uma relação direta entre as duas compreensões e os discursos elencados. Assim, as políticas culturais podem ter uma atuação mais ampla do que a ideia de democratização da cultura, atuando na construção de espaços públicos apropriados e vivenciados pelos agentes culturais, comunidades e pela sociedade como um todo, como elementos constituintes da própria concepção de democracia e também de democracia cultural. | pt_BR |