Abstract:
Assim como no Renascimento, vivemos atualmente mudanças estruturais na cultura e na sociedade, caracterizadas pela transição do regime analógico de armazenamento de dados para uma nova lógica, numérica, em que o digital se torna um denominador comum. Tal evolução em relação à cultura no século XX e seus predecessores vem reconfigurando de maneira irreversível nossas formas de interagir com as imagens, sobretudo no que concerne à sua documentação. Outra correspondência com o período histórico citado é a centralização das ciências, especificamente as produzidas com base no uso de tecnologias. O emprego crescente da técnica em todos os âmbitos da produção de conteúdo cultural, para além de homogeneizar os processos de produção, favorece a difusão internacional de distintos contextos regionais. Nos últimos vinte anos, atravessamos um período de intensas reconfigurações nos modos de compartilhamento imagético. Sendo assim, nos propomos a contribuir com o debate acerca da mundialização da cultura por meio da digitalização da produção visual, com enfoque específico nos processos dedicados aos patrimônios materiais históricos e artísticos.