Resumo:
Música e imagens sincronizadas são um grande atrativo. Foi assim que, no começo dos anos 1980, o videoclipe começou a ser produzido em massa, provocando uma revolução na forma de se consumir música. O formato de contar uma história curta em até cinco minutos provocou o surgimento, há cerca de 35 anos, de um canal de televisão inteiramente dedicado para exibi‐los: a MTV (Music Television) nos EUA, que se propagou pelo mundo e chegou inclusive ao Brasil com sucesso em 1990. Influenciador até hoje, na era da internet, o videoclipe continua forte como elemento de divulgação publicitária e de mídia.
Descrição:
Debate “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop”, evento que integra a série Memória & Informação da FCRB.
Os jornalistas Rodolfo Abreu, Roberto Lúcio Barbosa e Diego Castro conversarão com os especialistas Ronald Villardo (jornalista de Cultura do jornal O Globo), Jodele Larcher (diretor de videoclipes brasileiros) e Ivana Bentes (professora e coordenadora de Comunicação Digital da Escola de Comunicação/ECO da UFRJ) para a seguinte programação:
Parte 1
Vídeos de música da era pré-MTV
Parte 2
A era do videoclipe como nova linguagem
Parte 3
a chegada da internet
Parte 4
O futuro