Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.orientador | Profa. Dra. Marta Ribeiro Rocha e Silva de Senna | |
dc.contributor.author | Jaccoud, Leandro de Abreu Souza | |
dc.date.accessioned | 2018-06-12T19:36:50Z | |
dc.date.available | 2018-06-12T19:36:50Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11997/7272 | |
dc.description.resumo | A presente pesquisa pretende analisar a importância da educação patrimonial em/a partir dos arquivos, baseando-se na iniciativa do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa, com a criação de um módulo educativo no sítio Escravidão, abolição e pós-abolição, que disponibiliza ao seu público-alvo (jovens de 14 a 18 anos de idade) jogos digitais cooperativos on-line, desde novembro 2015. O monitoramento e a avaliação do módulo de jogos permitirão determinar a relevância ou irrelevância desse tipo de iniciativa, apontando, caso necessário, para o(s) aspecto(s) que necessitam de adequações. Para a realização da pesquisa foram utilizados os números dos relatórios emitidos pelo Google Analytics, dos relatórios gerenciais do próprio Escravidão, abolição e pós-abolição e, também, dos resultados obtidos a partir da aplicação de oficinas com o público-alvo. Foi, ainda, realizado um significativo levantamento bibliográfico, que contribuiu para a sustentação teórico-metodológica da pesquisa em desenvolvimento. | |
dc.language.iso | Português | |
dc.publisher | Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018 | |
dc.subject | Arquivos | |
dc.subject | Educação patrimonial | |
dc.subject | Jogos digitais | |
dc.title | A educação patrimonial com/nos arquivos e o uso de jogos cooperativos on-line: monitoramento e avaliação do módulo educativo do sítio Escravidão, abolição e pós-abolição | pt_BR |
dc.type | Dissertação | |
dc.creator.afiliacao | Fundação Casa de Rui Barbosa | |
dc.contributor.banca | Senna, Marta Ribeiro Rocha e Silva de (orientadora) | |
dc.contributor.banca | Oliveira, Lucia Maria Velloso de (FCRB) | |
dc.contributor.banca | Pavani, Ana Maria Beltran (PUC-Rio) | |
dc.degree.instituicao | Fundação Casa de Rui Barbosa | |
dc.degree.level | Mestre em memória e acervos | |
dc.degree.data | 2018-02-27 | |
dc.degree.local | Rio de Janeiro (RJ) | |
dc.description.abstract | This research intends to analyze the importance of heritage education in/from the archives, based on the initiative of the Historical and Institutional Archive Service of the Casa de Rui Barbosa Foundation, with the creation of an educational module on the site Slavery, abolition and post-abolition, which provides digital online cooperative games to its target audience (young people between the ages of 14 and 18) since November 2015. Monitoring and evaluation of the gaming module will determine the relevancy or irrelevance of this type initiative, pointing, if necessary, to the aspect (s) that need adjustments. In order to carry out the research, we used the numbers of the reports issued by Google Analytics, the management reports of Slavery, Abolition and Post-Abolition itself, as well as the results obtained from the application of workshops with the target public. It was also carried out a significant bibliographical survey, which contributed to the theoretical and methodological support of research in development. | |
dc.degree.programa | Programa de pós-graduação em memória e acervos |